Brasília ; Termina hoje (26/10) o Feirão Limpa Nome Online, da Serasa Experian, para que os consumidores com dívidas vencidas no comércio possam negociar as pendências sem sair de casa. Mais de meio milhão de pessoas renegociaram as dívidas pelo site, de forma gratuita, com 90 empresas de diferentes setores, segundo Vander Nagata, superintendente de Informações sobre o Consumidor da Serasa.
O consumidor precisa acessar a página da Serasa e se cadastrar. Depois, deve procurar o nome da empresa com a qual deseja negociar e entrar na página com os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, pode entrar em contato direto com as empresas para negociar descontos na dívida e formas de pagamento. Em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.
;A população demonstrou ter entendido a importância do serviço e também o adotou, algo percebido na quantidade de acessos diários e no número de pessoas que se cadastraram para renegociar suas pendências financeiras. A gente agora espera que os consumidores comecem sua história financeira de outro modo, de forma positiva, dando outro tipo de tratamento aos gastos e ao dinheiro que têm;, ressaltou Nagata.
Os números finais do feirão só serão divulgados na segunda-feira (28/10). Segundo ele, estão previstos outros feirões. Porém, quem não conseguir participar desta edição, pode negociar as dívidas direto com a empresas em qualquer época do ano.
De acordo com relação divulgada pela Serasa, as unidades da Federação com maior participação de clientes até a manhã de ontem (25) no feirão foram: São Paulo (40,68%), Rio de Janeiro (9,87%), Minas Gerais (9,03%), Paraná (5,89%), Bahia (4,48%), Rio Grande do Sul (4,11%), Santa Catarina (3,40%), Ceará (3,02%), Distrito Federal (2,95%) e Goiás (2,68%).
Pesquisa da Serasa indica que a maioria dos devedores deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com a empresa credora. Com isso, o feirão visa a facilitar a comunicação entre as partes.