Jornal Correio Braziliense

Economia

Anatel divulga qualidade da banda larga fixa e móvel em 12 estados

Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta sexta-feira (25/10) o resultado da medição da qualidade da banda larga fixa e móvel feita em 12 estados no mês de setembro. Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes.

Os estados que tiveram o melhor resultado aferido pela medição foram São Paulo e o Paraná, além do Distrito Federal. Em São Paulo, apenas a operadora de internet móvel TIM ficou abaixo da meta da Anatel para a velocidade instantânea, com 94,56% das medições apresentando a velocidade mínima contratada. No Paraná, a prestadora de telefonia fixa Sercomtel e, no Distrito federal, a Oi ficaram abaixo da média na medição de perda de pacote, que é quando um dos pacotes de dados não encontra seu destino por falha ou baixa qualidade de conexão.

Em Minas Gerais, nenhuma prestadora de internet fixa (Algar, Net, GVT e Oi) cumpriu todas as metas estabelecidas pela Anatel. Todas ficaram abaixo da meta no quesito perda de pacotes. Além disso, a GVT e a Oi não atingiram os objetivos no item disponibilidade.

Na Bahia, cinco metas da internet fixa e duas da móvel não foram atingidas. Na internet móvel, as operadoras Oi e TIM não alcançaram as metas de velocidade instantânea e na internet fixa, a Oi ficou abaixo do esperado em três índices (latência, disponibilidade e perda de pacotes). A GVT não alcançou a meta em dois quesitos (disponibilidade e perda de pacotes).



Para a velocidade instantânea, as empresas teriam que, em pelo menos 95% das medições, apresentar velocidade de, no mínimo, 20% do que foi contratado. A velocidade média medida durante o mês, deve alcançar 60% da velocidade contratada, de acordo com o regulamento da Anatel.

Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.

Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos voluntários que tiveram seus dados registrados por medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios selecionados. Foram acompanhados indicadores como velocidade instantânea, velocidade média, disponibilidade e período de transmissão.

Na banda larga móvel, foram acompanhados dois indicadores: taxa de transmissão instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário) e taxa de transmissão média (média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês).

Em nota, a Oi informou que está priorizando investimentos no tripé Operações, Engenharia e TI com foco na melhoria da qualidade do serviço em todas as regiões. Sobre os resultados da medição de qualidade de banda larga feita pela Anatel divulgados nesta sexta-feira (25/10), a Oi esclareceu que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia.