Jornal Correio Braziliense

Economia

Petrobrás não precisará reajustar combustíveis para pagar leilão de Libra

Graça Foster deu as declarações após reunião do Conselho de Administração da Petrobras, que é presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega

Graça Foster afirmou nesta quarta-feira (23/10) que a Petrobras tem recursos em caixa para pagar o valor referente à parte que ganhou no consórcio do Campo de Libra. A presidente da estatal disse ainda, logo após se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não será necessário fazer reajuste nos combustíveis ou pedir auxílio financeiro.

[SAIBAMAIS]O tema conversado na reunião com o ministro, segundo Foster, foi o investimento a ser realizado em Libra. Mantega faz parte do Conselho de Administração da Petrobras. ;O único assunto foi discutido foi Libra. Tratamos sobre as curvas de investimento. Temos alguns planos de desenvolvimento. Temos uma série de atividades que queremos antecipar para produzir o mais rápido possível no menor espaço de tempo, ao menor custo;, declarou Graça Foster. ;Ainda terei de conversar muitas horas com o ministro [Guido Mantega] sobre Libra.;



De acordo com Graça Foster, a Petrobras começará a produzir mais petróleo no quarto trimestre, com o fim da manutenção programada de plataformas. Segundo ela, isso ajudará a reforçar o caixa da estatal antes do fim do ano. ;Quem produz mais petróleo, produz mais geração operacional e precisa buscar menos recursos no mercado;, justificou.

A Petrobras é uma das cinco empresas que integram o consórcio vencedor, com participação de 40%. As demais empresas são Shell e Total, com participação de 20% cada, e CNPC e Cnooc, cada uma com 10%.

O contrato de partilha de produção deve ser assinado em novembro de 2013. Como parte da proposta vencedora, a petrolífera Shell pagará R$ 3 bilhões ; equivalentes a 20% do total do bônus de assinatura de R$ 15 bilhões ; e cumprirá o programa mínimo de trabalho para "declarar comercialidade" até o fim de 2017.
Com informações de Agências