Jornal Correio Braziliense

Economia

Economia dos EUA fica seriamente prejudicada após impasse sobre orçamento

No entender do secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, é muito importante que o país não seja mais obrigado a enfrentar esse tipo de %u201Cdisputa política de alto risco%u201D

Washington ; A economia dos Estados Unidos foi seriamente prejudicada pelo recente impasse entre o governo e o Congresso em torno da aprovação do Orçamento de 2014 e do aumento do teto da dívida pública. Por isso, no entender do secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, é muito importante que o país não seja mais obrigado a enfrentar esse tipo de ;disputa política de alto risco;, em que a maior prejudicada é a população.

A despeito de todos os estragos, Lew destacou que está confiante na recuperação da economia dos EUA, que ele descreveu como ;resistente;, depois da paralisia parcial por 16 dias do governo federal. Para ele, os eventos que levaram à interrupção da administração de Barack Obama afetou tanto a confiança dos empresários quanto a dos consumidores, indicando que foi mais uma crise política do que econômica.

;Sabemos que, desde a paralisação, houve uma perda da atividade econômica;, afirmou Lew, sem dar números. ;Temos que garantir que o governo não passe por outra rodada de política de alto risco", afirmou. Na última quarta-feira, um acordo de última hora no Congresso norte-americano livrou os EUA do vexame de um calote com potencial para destruir a economia mundial. O acordo com a Casa Branca restaurou o financiamento para o país até janeiro de 2014 e estendeu a sua capacidade de endividamento até 7de fevereiro.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique