O líder da maioria democrata do Senado dos Estados Unidos, Harry Reid, anunciou nesta quarta-feira (15/10) a conclusão, com o Partido Republicano, de um acordo que permite subir o teto da dívida pública norte-americana. O compromisso também prevê a reabertura imediata das agências federais parcialmente fechadas desde 1; de outubro.
O acordo inclui ainda a convocação de uma comissão para negociar o Orçamento para 2014. Segundo Mitch McConnell, líder da minoria republicana, a votação no Senado poderá ocorrer ainda hoje, evitando assim uma situação de descumprimento.
A paralisação parcial da administração federal norte-americana, devido à falta de um acordo sobre o Orçamento no Congresso entre democratas e republicanos, entrou hoje no 16; dia.
O limite máximo da dívida autorizado pelo Congresso norte-americano é US$ 16,699 trilhões. Esse limite foi ultrapassado em 17 de maio e, desde então, o Departamento do Tesouro tem coberto os compromissos com manobras contabilísticas, atrasos nos pagamentos e transferências de fundos que se esgotam na quinta-feira (17/10)