Jornal Correio Braziliense

Economia

Bancários do Distrito Federal decidem rumos da greve nesta segunda-feira

A última proposta dos bancos eleva para 8,0% o índice de reajuste sobre os salários e demais verbas, para 8,5% sobre o piso salarial

Os bancários do Distrito Federal vão decidir nesta segunda-feira (14/10)se retornam ou não às atividades. Pelo menos sete estados aprovaram o fim da greve na sexta-feira (11/10), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A paralisação completou 26 dias nesta segunda.

Além de Brasília haverá assembleias para discutir o rumo da greve em Porto Alegre, Florianópolis, Belém, Rio Branco, Guarulhos (SP), Blumenau (SC), Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e Litoral Norte (RS).



A última proposta dos bancos eleva para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e demais verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados. A sugestão também aumenta de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR e avança em outras reivindicações econômicas e sociais.