Washington - Os países desenvolvidos precisam ajustar suas políticas monetárias no momento certo e comunicar seus planos para não alterar o sistema financeiro mundial, assinalou neste sábado (12/10) o Comitê Financeiro do FMI.
Enquanto o Federal Reserve (Fed) prepara a redução de seu programa de estímulos, e os bancos centrais de outras economias avançadas muito provavelmente o seguem nesta "normalização" das políticas de crédito, a instância política do Fundo pede que ajam com cuidado.
"A eventual transição para a normalização da política monetária no contexto de um crescimento fortalecido e sustentável deve se fazer no tempo certo, calibrada cuidadosamente e comunicada claramente", destaca um comunicado do Comitê Financeiro (IMFC, sigla em inglês).
Isto ajudaria a "paliar riscos e a administrar" impactos negativos, estimou o IMFC após se reunir neste sábado (12/10), por ocasião da Assembleia do FMI e do Banco Mundial em Washington.
Os mercados financeiros, que recebem altos volumes de dinheiro do Fed, vivem há várias semanas na expectativa de saber quando o Federal Reserve fechará suas torneiras.
Esta preocupação tem um impacto importante nos países emergentes, que sofrem a desvalorização de suas moedas, a queda nos mercados de Valores e o aumento no custo do financiamento.