Jornal Correio Braziliense

Economia

Seleções municipais, estaduais e federais oferecem 85 mil vagas

Certames movimentam o mundo dos editais, com oportunidades para diversos cargos e níveis de escolaridade

As irmãs Renata Carneiro e Marcelle Rocha entraram juntas na briga por um lugar no reino da estabilidade. Somaram-se, no início deste ano, a um batalhão de milhares de brasileiros que esperam encontrar no serviço público segurança, bom salário e, de quebra, satisfação pessoal. Em todo o país, entre certames municipais, estaduais e nacionais, há 85.848 vagas em jogo, para diversos cargos e níveis de escolaridade. O prazo para inscrições de diversas provas concorridas entram na reta final nesta semana.

Formadas em odontologia, Renata e Marcelle tentam conciliar o trabalho em consultórios e os estudos no cursinho preparatório. As duas estão convencidas de que o esforço, incluindo aulas aos domingos, valerá a pena. ;A estratégia é se manter firme até passar, não importa quanto tempo demore;, diz Marcelle Rocha, 32 anos, casada e mãe de dois filhos pequenos. ;A gente sabe que uma hora vai dar certo;, emenda Renata, 33, incentivada pelo marido a não desistir.



As oportunidades se multiplicam com a renovação do quadro de funcionários em universidades, agências reguladoras, tribunais e outros órgãos públicos. ;O mundo dos concursos está bastante movimentado. Em Brasília, praticamente todo fim de semana há alguma prova sendo aplicada;, comenta o professor e consultor linguístico Diego Amorim. A oferta em alta tem enchido ainda mais as bibliotecas e as salas de aulas dos preparatórios da capital federal.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.