Profissionais desempregados e jovens à procura do primeiro trabalho formal têm uma ótima chance com as contratações temporárias que começam já neste mês no comércio, no setor de eventos e na indústria. Enviar um currículo sucinto e direto e causar boa impressão na entrevista são os primeiros passos para garantir uma das vagas. Quem pretende ser efetivado precisa mostrar interesse pelo trabalho e saber receber bem os clientes.
A bolsa emprego da Secretaria de Trabalho do DF (Setrab), que raramente passa de mil vagas, já registra aumento no número de oportunidades nas últimas semanas. O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) estima a criação de 5,8 mil vagas. No ano passado, 20% foram efetivados e a expectativa para este ano é de que a porcentagem seja ainda maior com a proximidade dos grandes eventos internacionais. ;As lojas provavelmente vão manter esses profissionais para que o quadro já esteja preparado a atender a clientela;, argumenta o presidente do sindicato, Antonio Augusto de Moraes.
A maioria das vagas, de acordo com o sindicato, são para vendedores, balconistas, caixas, estoquistas, motoristas e para a área administrativa, principalmente em funções que exigem o domínio de informática. As lojas de departamento são as que mais contratam e começam a chamar os candidatos na segunda quinzena de outubro. A partir de novembro, as empresas de médio e de pequeno porte iniciam as contratações. O maior número de ofertas está concentrado no Plano Piloto e em Taguatinga.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.