Jornal Correio Braziliense

Economia

Obama reitera que não vai negociar com republicanos sobre teto da dívida

"Estou irritado, porque isto (o bloqueio em torno do orçamento e o teto da dívida do país no Congresso) é inteiramente desnecessário", disse Obama

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira (2/10) que não negociará com os republicanos até que aceitem conceder os recursos necessários ao governo sem condições, e se disse "irritado" com a crise.

"Estou irritado, porque isto (o bloqueio em torno do orçamento e o teto da dívida do país no Congresso) é inteiramente desnecessário", disse Obama em uma entrevista concedida à rede de televisão CNBC.


Obama disse que a crise poderia ter sido resolvida rapidamente se o líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes, John Boehner, tivesse convocado uma votação de um projeto de lei para financiar o governo, sem as disposições destinadas a impedir a reforma da saúde.

Ele também pediu que o Congresso vote a elevação do teto da dívida até a metade do mês, quando o governo americano ficará sem dinheiro para pagar suas contas, em um cenário que poderá levar a um calote.

"Se e quando... essa votação acontecer e o governo for reaberto e, se e quando eles votarem para garantir que o Congresso pague nossas contas a tempo, então estarei preparado para ter uma negociação razoável e civilizada sobre uma série de questões", disse Obama.