Jornal Correio Braziliense

Economia

Air France anuncia investimento de R$ 1,48 bilhão em nova classe econômica

Outra mudança importante é o tamanho das telas. A partir do próximo ano, o equipamento passará a ter nove polegadas



Apesar da crise europeia, a Air France anunciou nesta terça-feira (24/9), em coletiva de imprensa em Paris, um investimento de 500 milhões de euros (cerca de R$ 1,48 bilhão) em uma nova classe econômica nos voos de longa distância. São melhorias no conforto dos passageiros previstas para junho de 2014.

Bruno Matheu, responsável por voos de longa distância da companhia francesa, afirmou que até 2016, 44 Boeing 777 da frota serão alterados - 32 até 2015 e 12 até o ano seguinte. Entre as principais mudanças, está o aumento do espaço para as pernas. Na nova configuração, os passageiros ganharão mais uma polegada (cerca de 2,5cm) de espaço.

Outra mudança importante é o tamanho das telas. A partir do próximo ano, o equipamento passará a ter nove polegadas (próximo ao tamanho dos tablets). Atualmente, são seis polegadas. Matheu também adiantou que os filmes e as séries de TV serão exibidos em alta definição e os comandos passarão a ser touchscreen.



Após a coletiva, os jornalistas tiveram a oportunidade de ver as novas cadeiras da classe econômica, expostas na Feira Internacional de Mercado de Turismo (IFTM), no Parque de Versailles. O teste realizado pelo Correio mostrou que, realmente, as novas poltronas são mais espaçosas e também ergonômicas.

A companhia também anunciou que a classe econômica contará com tomadas nas cadeiras a partir da mudança -- benefício antes somente previsto para a executiva e primeira classe. Questões de conectivade, como wi-fi, ainda estão em teste. Segundo Matheu, a empresa está avaliando o custo do serviço e a qualidade que será possível ofertar aos clientes. "Estamos testando há seis meses e depois vamos avaliar a implementação", disse Matheu.

No Brasil
O voo inaugural da nova classe econômica será em junho de 2014. No entanto, os executivos da Air France não confirmam a data de chegada do novo serviço ao Brasil. Marine Gall, diretora responsável pelo serviço ao cliente em voos de longa distância, falou que ainda não é possível afirmar, mas que provavelmente já no próximo ano, todos os países receberão a nova classe econômica.

"Acredito que já em 2014, ela vai chegar a todos os países onde a Air France opera", prevê Gall. Sobre a importância brasileira para a companhia, a executiva afirmou que o país e os vizinhos são um bom mercado. "Os europeus, de modo geral, se sentem muito atraídos pela América do Sul."

Patrick Alexandre, diretor comercial da Air France, afirmou que essas são medidas importantes para a companhia. "Esses investimentos são para responder as demandas dos clientes e para antecipar tendências." Ao ser perguntado sobre o aumento da participação da companhia na italiana Alitalia, o diretor não respondeu.

Em janeiro de 2014 e em abril de 2014, a Air France afirma que vai anunciar as alterações para as classes executiva e primeira classe, respectivamente.

O jornalista viajou a convite da Air France