Jornal Correio Braziliense

Economia

Vivo faz acordo para controlar Telecom Italia e TIM pode ser vendida

A Vivo possui 28,7% do mercado de telefonia celuar no Brasil e a TIM, 27,2%

A espanhola Telefónica, dona da Vivo no Brasil, fez um acordo para adquirir maior participação na controladora da Telecom Italia, proprietária da TIM no país. No Brasil, as duas empresas são concorrentes e a expectativa é de que a Telecom Italia venda a TIM Participações no Brasil, já que um mesmo grupo não pode ter duas empresas que atuam em telefonia celular numa mesma região, de acordo com as regras do setor de telecomunicações no Brasil.



O negócio deve ser avaliado por autoridades brasileiras, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A Vivo possui 28,7% do mercado de telefonia celuar no Brasil e a TIM, 27,2%.

Com o acordo, a gigante das comunicações espanhola quer aumentar sua participação na Telco a 70% antes do final do mês. A Telefonica possui atualmente, 46,18% da Telco, que controla a Telecom Italia. As ações remanescentes estão nas mãos dos bancos italianos Intesa Sanpaolo, Mediobanca, ambos com 11,62%, e Generali, com 30,58%. Ontem, fontes próximas às negociações informaram que a a telefónica faria uma oferta aos três e assumiria as dívidas da operadora italiana, segundo a agência de notícias italiana Ansa.

Intesa Sanpaolo, Mediobanca e Generali já indicaram que estão dispostos a vender suas ações, mas estão relutantes em oferecer descontos. A Telecom Italia não quis comentar o acordo.