Jornal Correio Braziliense

Economia

Concessões de trechos ferroviários a serem privatizados devem atrasar

O primeiro leilão estava marcado para o dia 18. O único trecho da primeira oferta mantido integralmente foi o de Açailândia (MA) a Barcarena (PA)

Após oferecer aos investidores do setor ferroviário garantia de demanda, ampla cobertura de crédito, taxa de retorno financeiro maior e, por fim, bancos federais como sócios estratégicos, dentro do esforço para evitar o fracasso nos leilões de concessão, o governo decidiu fatiar os trechos licitados. Os 10 anteriormente previstos no Programa de Investimentos em Logística (PIL) ; lançado há um ano ; e que somam 11 mil quilômetros foram divididos em 33 subtrechos. O objetivo é manter na disputa potenciais interessados do país e do exterior. Mas a mudança deverá provocar atrasos no calendário original.



O único trecho da primeira oferta mantido integralmente foi o de Açailândia (MA) a Barcarena (PA), que também será o primeiro a ser disputado. O leilão estava marcado para o próximo dia 18, mas sofrerá adiamento em razão da demora do Tribunal de Contas da União (TCU) em dar o sinal verde. O prazo mínimo para exposição do edital é de 60 dias. Com 457 quilômetros ao longo de 11 municípios, a ligação ferroviária receberá R$ 3,25 bilhões em investimentos. Entre os trechos fracionados, o que deve despertar maior interesse é a conexão da Ferrovia Norte-Sul (FNS) ao Porto de Vila do Conde (PA), onde embarcarão grãos e minérios do Centro-Oeste.

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