Jornal Correio Braziliense

Economia

Coutinho atribui desembolsos à necessidade de reativar investimentos

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), de janeiro a junho deste ano, o BNDES liberou R$ 88,3 bilhões, o que representa 20,6% dos investimentos no país

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, justificou nesta terça-feira (3/9) o recorde nos desembolsos da instituição para empréstimos neste ano pela necessidade de reativar o investimento, em virtude do cenário econômico mundial. "Estamos em contexto de alta incerteza internacional", avaliou.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), de janeiro a junho deste ano, o BNDES liberou R$ 88,3 bilhões, o que representa 20,6% dos investimentos no país. Em todo o ano passado, o percentual foi 13,7%. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os desembolsos da instituição, considerando o período de junho de 2012 a 2013, representaram 4,2%. Esse percentual é o mesmo nível de 2009.

Leia mais notícias em Economia

Ele considera que o objetivo do banco foi alcançado, tendo em vista os resultados da economia nos últimos meses. "Tivemos um desempenho mais dinâmico do investimento no primeiro e segundo trimestre deste ano", avaliou após participar do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na capital paulista.
[SAIBAMAIS]
"A crise da metade 2011 e de 2012] não foi tanto aguda, mas continuada, prolongada, afetando expectativas. Tanto que nós tivemos um ano de crescimento muito baixo em 2012. É natural que tenhamos buscado estimular o investimento como forma de sustentação e recuperação da economia. A comparação precisa olhar o contexto", avaliou.