Jornal Correio Braziliense

Economia

Ministro do Emprego anuncia leve queda de desemprego na Espanha

O nível, entretanto, permanece muito elevado, com 4,699 milhões de pessoas sem trabalho

Madri - O número de pessoas desempregadas na Espanha, país que enfrenta dois anos de recessão, diminuiu em agosto pelo sexto mês consecutivo, mas apenas 31 pessoas, e o nível permanece muito elevado, com 4,699 milhões de pessoas sem trabalho, anunciou o ministério do Emprego.

Apesar da redução quase imperceptível, o Instituto Nacional de Estatística (INE), que usa um método de cálculo diferente e serve de referência, confirmou a tendência. O INE anunciou em 25 de julho uma redução do desemprego no segundo trimestre, a primeira em dois anos, a 26,26%.



[SAIBAMAIS]Também é a primeira vez que o desemprego registra queda durante seis meses consecutivos desde 2006, com 149.940 de pessoas sem trabalho a menos no período, segundo o ministério. O ministro da Economia, Luis de Guindos, afirmou que há muito trabalho por fazer, mas que os dados são promissores. A Espanha, que acumula retrocessos trimestrais do PIB desde meados de 2011, ainda tem 4.698.783 desempregados, o que representa 73.149 desempregados a mais em ritmo anual.