Jornal Correio Braziliense

Economia

Mantega: dados do Projeto de Lei Orçamentária terão nova avaliação em 2014

O ministro da Fazenda estava acompanhado da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior



O ministro fez uma avaliação positiva da economia, embora seja o Orçamento de 2014 conservador . Para ele, o fato de as estimativas mostrarem queda no déficit da Previdência, a manutenção dos gastos com pessoal e a redução de gastos com juros indicam um controle do governo, sendo isso ;um bom sinal;.

;As despesas têm caído ou estão estáveis. As despesa de Previdência, que são as maiores, têm tido queda ano a ano. Os gastos com pessoal estão estabilizado em 4,2%;, destacou. Sobre as estatais, Mantega disse que, embora no projeto o resultado primário previsto seja zero, ;existe possibilidade de, durante o ano, passar a ser positivo, o que contribuirá para ajudar no superávit consolidado do setor público.

Mais cedo, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou que o salário mínimo no próximo ano deverá ser R$ 722,90. A ministra do Planejamento foi ao Congresso para entregar ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano.

O novo salário mínimo entra em vigor no dia 1; de janeiro do ano que vem.