A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) fez em plenário nesta quinta-feira (15/8) duras críticas ao frigorífero Friboi pela propaganda divulgada nos meios de comunicação nas últimas semanas. A senadora, que é presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), diz que a propaganda deprecia o carimbo brasileiro de inspeção e prejudica, inclusive, a imagem do país no mercado internacional, que pode ser contaminada por essa ideia.
De acordo com a senadora, quase 80% da carne produzida no Brasil são consumidos no país. Apenas 20% da carne brasileira são exportados. A propaganda poderia, no entanto, colocar esse mercado interno em alerta, angustiado por não estar comprando ;carne de qualidade;, principalmente naquelas regiões do interior do país, onde a marca Friboi não é comercializada.
Na opinião da parlamentar, a empresa estaria praticando ;marketing enganoso;, uma vez que centenas de marcas de carne no país também são boas e possuem o Certificado de Inspeção Federal (CIF), documento oficial que assegura a procedência e qualidade do produto.
Kátia Abreu explicou que a carne bovina brasileira passa por inspeção das autoridades federais e, quando aprovada, recebe um carimbo garantindo sua procedência e qualidade. A inspeção ocorre tanto para carne bovina quanto para ovinos e caprinos, frangos e suínos. Uma vez conquistado o selo, a qualidade daquela carne, assegurou, é igual à de qualquer outra marca que também tenha sido certificada. A senadora disse aplaudir a oportunidade e o enriquecimento de qualquer empresa, mas não aceitar um ;capitalismo sujo e destrutivo; no setor.