Jornal Correio Braziliense

Economia

Petróleo fecha em alta de 14 centavos em Nova York, a US$ 106,11 por barril

O mercado petroleiro opera junto com outros mercados em uma "letargia de verão"

NOVA YORK - O preço do petróleo fechou em leve alta nesta segunda-feira (12/8) em Nova York após uma sessão tranquila, em um mercado cauteloso depois que o Japão apresentou um magro crescimento no trimestre passado.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em setembro subiu 14 centavos, a 106,11 dólares, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Já o Brent do Mar do Norte para entrega em setembro terminou em 108,97 US$ na Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, em alta de 75 centavos em comparação com o fechamento de sexta-feira.

O mercado petroleiro opera junto com outros mercados em uma "letargia de verão" (por causa do verão nos EUA), afirmou o analista Michael Lynch, da Strategic Energy and Economic Research.

O analista disse que, "na ausência de dados importantes sobre o setor de energia, os preços permaneceram perto do equilíbrio".



"A possibilidade de o crescimento econômico japonês ser mais fraco do que o esperado influencia no preço", acrescentou o especialista.

O crescimento do Japão diminuiu entre abril e junho, a 0,6% na comparação com o trimestre anterior, um valor inferior ao esperado pelo mercado.

A terceira maior potência econômica mundial começou a crescer no final do ano, com um PIB em alta de 0,9% no primeiro trimestre, depois de ter enfrentado uma recessão na primavera e no verão de 2012.

A cotação do petróleo ficou em baixa durante a maior parte do dia devido à alta do dólar, mas depois se recuperou levemente, no começo de uma semana na qual serão apresentados muitos indicadores econômicos nos Estados Unidos. "As perturbações na produção no Mar do Norte" jogaram a favor da alta, explicou Lynch.