Jornal Correio Braziliense

Economia

Em leilão de biodiesel, ANP compra mais de 430 milhões de litros

As usinas que participaram do primeiro dia puderam revisar as ofertas, mantendo ou reduzindo preços para a concorrência do segundo dia de lances

Rio de Janeiro ; A Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nesta sexta-feira (9/8) o resultado parcial do primeiro dia de lances do 32; Leilão de Biodiesel que começou ontem. Foram comercializados 439,2 milhões de litros por produtores que detêm o Selo Combustível Social. A maioria dos produtores é do Centro-Oeste (43,34%), seguido do Nordeste (9,58%), Norte (0,16%), Sudeste (8,35%) e Sul (38,56%).

[SAIBAMAIS]As usinas que participaram do primeiro dia puderam revisar as ofertas, mantendo ou reduzindo preços para a concorrência do segundo dia de lances, que será concluído hoje. As novas ofertas tiveram deságio de 4,08% na comparação com o primeiro dia.



Na segunda-feira, segundo a ANP, o volume total ofertado pelas usinas habilitadas foi 770,2 milhões de litros de biodiesel, com um deságio médio de 24,7%, quando comparado com o Preço Máximo de Referência Médio (R$ 2.512,06/m;).

Nesta sexta-feira poderão participar também produtores de biodiesel detentores ou não de Selo Combustível Social. O volume máximo a ser arrematado pelas distribuidoras não poderá ser superior a 109,9 milhões de litros, garantido que 80% do volume total sejam provenientes de produtores com Selo Combustível Social. Somente poderão participar do segundo dia as distribuidoras que arremataram ofertas no primeiro dia de lances, ficando limitadas a volume que garanta a proporção 80/20 (%) entre biodiesel de produtor com e sem Selo Combustível Social. Os resultados estarão sujeitos à homologação da diretoria da ANP.