NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros de petróleo fechou em leve alta nesta terça-feira (23/7) em Nova York em um mercado hesitante e especulando sobre uma nova queda das reservas de petróleo nos Estados Unidos na semana passada.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro ganhou 29 centavos e fechou em U$107,23 no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Leia mais notícias em Economia
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para mesma data fechou em U$108,42 no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 27 centavos sobre o fechamento de segunda-feira.
Depois de abrir em queda, os preços do petróleo em Nova York se recuperaramn impulsionados por um mercado que antecipa uma nova queda das reservas de petróleo nos Estados Unidos, depois de três semanas consecutivas de queda.
"Estas especulações detiveram o movimento de queda" causado pelas relações de lucros depois de uma disparada do WTI na semana passada, destacou Matt Smith, da Schneider Electric.
Segundo especialistas interrogados pela agência Dow Jones Newswires, o Departamento de Energia dos EUA (DoE) deve anunciar uma queda das reservas de petróleo de 2,1 milhões de barris na semana passada, assim como um aumento de 900.000 barris das reservas de gasolina e um salto de 1,6 milhão de barris das reservas de produtos destilados.
"É difícil neste contexto ver os preços do petróleo norte-americano cair demais", destacou David Bouckhout, da TD Securities.
Os preços também foram sustentados por novas tensões no Egito, o país que controla o canal de Suez, chave para o transporte de petróleo para o Ocidente.