Jornal Correio Braziliense

Economia

Reajuste de planos de saúde individuais poderá ser de até 9,04%

O índice é calculado por meio da média dos percentuais de reajuste aplicados em planos coletivos, que possuem reajuste livre dos preços

Cerca de 8,4 milhões de beneficiários terão os contratos de planos de sáude individuais e familiares reajustados em, no máximo, 9,04%, segundo divulgou nesta segunda-feira (22/7) a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O aumento atinge 17,6% dos usuários de planos privados.Se o aniversário do contrato for anterior a julho, o beneficiário terá ainda que pagar os valores retroativos referentes aos meses passados.




O índice é calculado por meio da média dos percentuais de reajuste aplicados em planos coletivos, que possuem reajuste livre dos preços. Segundo a ANS, em 2013, "foi considerado também o impacto de fatores externos, como por exemplo, a utilização dos 60 novos procedimentos incluídos no Rol de Procedimentos", a lista com a cobertura mínima para as operadoras que é atualizada a cada dois anos.

A agência pontua ainda que "o índice de reajuste dos planos de saúde não é comparável com índices gerais de preço, ou ;índices de inflação;", por ser composto pela variação da frequência de utilização de serviços, incorporação de tecnologias e variação dos custos de saúde.