Jornal Correio Braziliense

Economia

Parlamento da Grécia aprova reforma fiscal e da administração pública

Pacote de reformas aprovado inclui que milhares de funcionários públicos, como professores e policiais municipais, aceitem mudar de função a partir deste verão

ATENAS - O parlamento da Grécia aprovou na madrugada de quinta-feira (18/7) por estreita maioria uma polêmica reforma fiscal e da administração pública, um projeto crucial para desbloquear a próxima parcela do resgate internacional ao país e que gera fortes tensões sociais.

Depois de uma semana de manifestações, a lei foi adotada por 153 votos a favor e 140 contra, informou o porta-voz do parlamento.

O pacote de reformas aprovado inclui que milhares de funcionários públicos, como professores e policiais municipais, aceitem mudar de função a partir deste verão (no hemisfério norte), ou fiquem expostos a perder seus empregos.



Também prevê um novo código tributário que simplifica o "mosaico de ajustes" de um código fiscal que tem 60 anos, informou o secretário do Estado para as Finanças, Giorgos Mavraganis.

A aprovação da legislação ocorreu enquanto milhares de professores, zeladores de escolas e agentes policiais contrários ao pacote de medidas em frente ao Parlamento

Esta reforma é crucial para o futuro da ajuda financeira à Grécia, já que é uma exigência dos credores internacionais do país para desbloquear a próxima parcela de 6,8 bilhões de euros.