Jornal Correio Braziliense

Economia

Pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros têm conta em banco

De acordo com a Fecomércio-RJ, o número de brasileiros com conta bancária passou de 37%, em 2008, para 53%, este ano. Pesquisa ouviu mil pessoas em 70 cidades brasileiras

Rio de Janeiro ; A parcela da população brasileira com conta bancária evoluiu de 37%, em 2008, para 53%, este ano, revela pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos. Embora o número de brasileiros com conta em banco tenha aumentado no país nos últimos cinco anos, ;ainda tem espaço para avançar, sobretudo na classe DE;, disse nesta terça-feira (16/7) à Agência Brasil o economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ.

Segundo Travassos, nessa classe, o índice está em 30%, contra 52% da classe C e 76% da classe AB. Isso significa que três em cada quatro pessoas da classe AB têm conta bancária, metade da classe C e apenas 30% da classe DE. ;Por isso, nós vemos um potencial bastante significativo ainda para o acesso aos banco.;

Travassos disse que o acesso da população à conta bancária é importante para a economia como um todo, porque ela rende segurança para o consumidor, para os estabelecimentos comerciais e para os bancos. ;É um processo de amadurecimento do mercado consumidor brasileiro, que facilita a vida de todos;. Ele explicou que esse amadurecimento do mercado de consumo e de crédito acompanha a formalização do mercado de trabalho no período de cinco anos.



Ele destacou que quem tem conta em banco dispõe de um suporte de crédito importante para o consumo. O mesmo ocorre com quem vende. ;Não é à toa que, para abrir uma conta bancária e ter acesso a crédito, a pessoa precisa dar algumas garantias.;

Travassos lembrou que os bancos ofereceram serviços inovadores nos últimos anos, o que elevou o número de contas de universitários, na expectativa de que eles, no futuro, terão fluxo de renda maior em sua vida financeira. Dados da Fecomércio-RJ referentes a este ano indicam que 41% dos jovens brasileiros na faixa dos 16 a 24 anos têm conta bancária. Em 2008, eram 26%.

A pesquisa mostra que a proporção de brasileiros com algum tipo de financiamento subiu de 32% para 43%, entre 2008 e 2013. Por modalidades de crédito, a liderança é assumida no período pelo cartão, cujo uso evoluiu de 18% para 42%. No entanto, o uso do cartão de crédito continua ;majoritariamente; nas classes AB e C. Apenas 9% da classe DE usam essa ferramenta. ;Isso vale tanto para conta bancária quanto para uso do cartão de crédito.;

Já no financiamento direto na loja ou na compra parcelada com carnê, prevalece a classe DE, com 69%. ;Porque, muitas vezes, é um financiamento que não exige garantias, é mais fácil, a pessoa se organiza melhor;.

A compra financiada de eletrodomésticos cresceu de 23% para 27% no período pesquisado, favorecida por incentivos como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Outro fator que colaborou foi o Programa Minha Casa Minha Vida, destacou o economista. Ele apontou ainda os avanços tecnológicos, com o lançamento de novos produtos no mercado, entre os fatores que contribuíram para elevar as compras parceladas eletrônicos, principalmente aparelhos de televisão.

;Se compararmos 2013 com 2008, temos juros significativamente menores. Apesar de agora, na margem, [os juros] estarem aumentando, o fato é que temos hoje um prazo maior e juros menores para pagar o financiamento. Isso o consumidor sentiu.;

A pesquisa da Fecomércio-RJ e Instituto Ipsos ouviu mil pessoas em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.