O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) apresentou variação de 0,07%, queda de 0,16 ponto percentual em relação à taxa registrada na última divulgação. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que a principal contribuição para o recuo do índice partiu do grupo de transportes (-0,01% para -0,44%), devido à redução na tarifa de ônibus urbano, que passou de 0,51% para -1,59%.
[SAIBAMAIS]Ao todo, seis das oito classes de despesas que compõem o índice apresentaram decréscimo. Além dos transportes, houve queda nos grupos de alimentação (-0,08% para -0,23%), de habitação (0,56% para 0,49%), de educação, leitura e recreação (0,43% para 0,31%), de vestuário (0,18% para -0,03%); e de saúde e cuidados pessoais (0,44% para 0,38%).
Em cada uma destas classes de despesa, destacaram-se hortaliças e legumes (-7,06% para -8,89%), condomínio residencial (0,87% para 0,60%), passagem aérea (8,95% para 3,51%), roupas (0,41% para 0,12%) e medicamentos em geral (0,11% para -0,02%). O grupo de despesas diversas registrou acréscimo (0,20% para 0,27%), com destaque para o item serviço religioso e funerário, cuja taxa passou de 0,47% para 0,78%. Já o grupo comunicação repetiu a variação da última divulgação, de 0,19%.
[SAIBAMAIS]Ao todo, seis das oito classes de despesas que compõem o índice apresentaram decréscimo. Além dos transportes, houve queda nos grupos de alimentação (-0,08% para -0,23%), de habitação (0,56% para 0,49%), de educação, leitura e recreação (0,43% para 0,31%), de vestuário (0,18% para -0,03%); e de saúde e cuidados pessoais (0,44% para 0,38%).
Em cada uma destas classes de despesa, destacaram-se hortaliças e legumes (-7,06% para -8,89%), condomínio residencial (0,87% para 0,60%), passagem aérea (8,95% para 3,51%), roupas (0,41% para 0,12%) e medicamentos em geral (0,11% para -0,02%). O grupo de despesas diversas registrou acréscimo (0,20% para 0,27%), com destaque para o item serviço religioso e funerário, cuja taxa passou de 0,47% para 0,78%. Já o grupo comunicação repetiu a variação da última divulgação, de 0,19%.