Jornal Correio Braziliense

Economia

Alemanha deve estimular consumo para ajudar sócios comerciais

A chefe do governo alemão, Angela Merkel afirmou que a Alemanha deve ser um "polo de estabilidade" na Europa e "estimular a demanda interna" para ajudar com as exportações de seus sócios comerciais

BERLIM - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, afirmou nesta terça-feira (25/6) que a Alemanha deve ser um "polo de estabilidade" na Europa e "estimular a demanda interna" para ajudar com as exportações de seus sócios comerciais. "Temos uma responsabilidade, a de fazer com que a Alemanha seja não apenas um polo de estabilidade, mas também (...) estimular a demanda interna, porque isso significa estimular as exportações de outros países para a Alemanha", disse a chanceler durante evento organizado por seu partido, o conservador CDU.



Merkel deu essas declarações depois da apresentação do programa eleitoral do CDU para as eleições legislativas de setembro, em que a chanceler disputará o terceiro mandato. O programa do partido propõe, entre outras coisas, um alta das ajudas às famílias e aos benefícios fiscais para as famílias com filhos.

Desde o aprofundamento da crise na zona do euro, a Alemanha preferiu se focar na consolidação fiscal e resistiu aos chamados de seus sócios comerciais para que a demanda fosse estimulada, mas nos últimos meses, com a aproximação das eleições, o discurso mudou. "Sabemos que se estamos bem, a Europa estará bem", disse Merkel nesta terça-feira, quando voltou a defender finanças públicas saudáveis.