Duas semanas. Esse é o prazo máximo para o lançamento do concurso do Instituto Rio Branco, que ofertará 30 oportunidades para o cargo de diplomata. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, assinou ontem a portaria com as regras da seleção. O salário oferecido para terceiro-secretário, classe inicial do posto, é de R$ 13.623,19.
O edital para a carreira é lançado anualmente, entre dezembro e janeiro, mas em 2013 houve atraso por conta da contenção de despesas anunciada pelo Ministério do Planejamento. O Itamaraty, ministério ao qual o Rio Branco é vinculado, disse que ainda não há banca organizadora confirmada, mas a probabilidade é de que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) seja contratado mais uma vez.
Podem entrar na disputa por uma das chances candidatos com nível superior em qualquer área de formação. Quem pretende seguir carreira na diplomacia brasileira deve começar a se preparar com antecedência, pois a seleção compreende várias etapas. A primeira é composta por prova objetiva, com questões sobre português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, direito internacional público, inglês e noções de economia e de direito. Nessa fase, haverá reserva de vagas para afrodescendentes.
Depois, os candidatos passarão por provas discursivas de português, história do Brasil, geografia, política internacional, inglês e noções de economia e de direito e direito internacional público, além de testes escritos de espanhol e francês.