Jornal Correio Braziliense

Economia

Sistema de emissão de passaporte continua sem previsão de voltar ao normal

Falhas no sistema de emissão do documento pela Polícia Federal frustram cidadãos desde a semana passada

O serviço da Polícia Federal (PF) responsável pela emissão de passaportes tem frustrado os cidadãos que pretendem viajar ao exterior nos próximos meses. Apesar de o órgão ter divulgado que reforçaria os horários de atendimento em razão da elevada demanda que antecede as férias do meio do ano, quem tentou tirar o documento nas últimas semanas encontrou instabilidade no sistema informatizado. Por várias vezes, chegou a ficar completamente fora do ar, sem previsão de retorno.



Segundo a PF, o transtorno ocorre em todo o país e se dá em virtude da atualização do programa adotado. Mesmo assim, ainda não há previsão de quando a situação voltará ao normal. Durante boa parte da manhã de ontem, a expedição dos passaportes em Brasília ficou prejudicada. O mesmo ocorreu pelo menos outras duas vezes semana passada, segundo as pessoas que se encontravam no local.

Além de não conseguirem gerar o documento, os cidadãos também ficaram impedidos de buscar os que já haviam sido gerados anteriormente. Quem tinha hora marcada acabou sendo reagendado para o fim de semana ou para os horários especiais, que, em tese, seriam empregados para desafogar o fluxo intenso nesta época do ano.