Nova York - Wall Street fechou em queda nesta terça-feira (4/6), marcada por temores sobre o futuro da política monetária nos EUA e o vigor do crescimento mundial: o Dow Jones perdeu 0,50% e o Nasdaq, 0,58%.
O Dow Jones Industrial Average caiu 76,49 pontos a 15.177,54 unidades, e o tecnológico Nasdaq, 20,11 pontos a 3.445,26. O índice ampliado Standard & Poor;s 500 caiu 0,55% (9,04 pontos) a 1.631,38 unidades.
Os índices registraram uma evolução especialmente volátil nesta terça-feira após iniciar o dia com ganhos, para registrar várias oscilações e fechar no vermelho.
[SAIBAMAIS] "Parece que o mercado se volta, cada vez mais sensível, aos dados negativos, e a um conjunto de declarações consideradas como prejudiciais", explicou Peter Cardillo, de Rockwell Global Capital.
Há semanas, os investidores buscam interpretar os dados da economia norte-americana para medir as possibilidades de que haja uma mudança na política monetária dos Estados Unidos, que até agora beneficia a bolsa.
O Federal Reserve (Fed) condicionou a manutenção de sua política monetária expansiva, que tem como objetivo estimular a economia norte-americana, à melhoria dos indicadores e especialmente os dados do emprego.
Nesta terça-feira, Esther George, membro com direito a voto no Comitê de Política Monetária do Fed e diretora da sede regional de Kansas City disse estar inclinada a uma diminuição das compras de ativos que a entidade realiza todos os meses.
Embora esses dados estejam em sintonia com outras opiniões expressadas anteriormente por George, o mercado reagiu com às declarações e despencou.
Para o operador Gregori Volokhine, de Meeschaert New York, os investidores também se posicionaram antes dos dados mensais de emprego que serão divulgados na sexta-feira. O mercado das obrigações fechou com leve queda. O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos subiu a 2,137% contra 2,134% de segunda-feira e o do papel a 30 anos a 3,297% contra 3,276%.