Economia

Obras de mobilidade não ficam prontas até a Copa, diz ANPTrilhos

Para o presidente da entidade, apesar dos atrasos, o Brasil "não vai passar vergonha"

postado em 04/06/2013 16:21
O presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, disse nesta terça-feira (4/6) que as cinco obras de mobilidade sobre tilhos anunciadas para a Copa do Mundo de 2014 não ficarão prontas a tempo.

As obras, que enfrentam problemas com Ministério Público ou Justiça Federal, são os monotrilhos de Manaus e de São Paulo, e os VLTs de Cuiabá, Fortaleza e Brasília.

;Embora tenham tido orçamento destinado de forma específica, quando apurado o balanço acerca da implantação desses projetos, o resultado é desalentador e mostra que o Brasil ainda precisa desenvolver sua capacidade de gestão de projetos para que possa tornar concretas as obras de infraestrutura previstas;, diz trecho do balanço do setor metroferroviário.

Para o presidente da entidade, apesar dos atrasos, o Brasil ;não vai passar vergonha; e os atuais sistemas sobre trilhos serão capazes de absorver a demanda provocada pelos grandes eventos internacionais que o país sediará nos próximos anos. ;Há uma preocupação, mas as cidades estarão estruturadas;, acredita.



O Brasil transportou em trens e metrôs 2,6 bilhões de passageiros em 2012, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Esse total representa crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

A malha ferroviária, no entanto, não acompanhou o avanço da demanda e apresentou um aumento inexpressivo de 3,2% no mesmo período. Desde 2010, nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no país.

O Brasil tem 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos, em 11 Estados mais o Distrito Federal.

Confira a entrevista com o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação