O presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, disse nesta terça-feira (4/6) que as cinco obras de mobilidade sobre tilhos anunciadas para a Copa do Mundo de 2014 não ficarão prontas a tempo.
As obras, que enfrentam problemas com Ministério Público ou Justiça Federal, são os monotrilhos de Manaus e de São Paulo, e os VLTs de Cuiabá, Fortaleza e Brasília.
;Embora tenham tido orçamento destinado de forma específica, quando apurado o balanço acerca da implantação desses projetos, o resultado é desalentador e mostra que o Brasil ainda precisa desenvolver sua capacidade de gestão de projetos para que possa tornar concretas as obras de infraestrutura previstas;, diz trecho do balanço do setor metroferroviário.
Para o presidente da entidade, apesar dos atrasos, o Brasil ;não vai passar vergonha; e os atuais sistemas sobre trilhos serão capazes de absorver a demanda provocada pelos grandes eventos internacionais que o país sediará nos próximos anos. ;Há uma preocupação, mas as cidades estarão estruturadas;, acredita.
O Brasil transportou em trens e metrôs 2,6 bilhões de passageiros em 2012, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Esse total representa crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
A malha ferroviária, no entanto, não acompanhou o avanço da demanda e apresentou um aumento inexpressivo de 3,2% no mesmo período. Desde 2010, nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no país.
O Brasil tem 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos, em 11 Estados mais o Distrito Federal.
Confira a entrevista com o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores
[VIDEO1]
As obras, que enfrentam problemas com Ministério Público ou Justiça Federal, são os monotrilhos de Manaus e de São Paulo, e os VLTs de Cuiabá, Fortaleza e Brasília.
;Embora tenham tido orçamento destinado de forma específica, quando apurado o balanço acerca da implantação desses projetos, o resultado é desalentador e mostra que o Brasil ainda precisa desenvolver sua capacidade de gestão de projetos para que possa tornar concretas as obras de infraestrutura previstas;, diz trecho do balanço do setor metroferroviário.
Para o presidente da entidade, apesar dos atrasos, o Brasil ;não vai passar vergonha; e os atuais sistemas sobre trilhos serão capazes de absorver a demanda provocada pelos grandes eventos internacionais que o país sediará nos próximos anos. ;Há uma preocupação, mas as cidades estarão estruturadas;, acredita.
O Brasil transportou em trens e metrôs 2,6 bilhões de passageiros em 2012, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Esse total representa crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
A malha ferroviária, no entanto, não acompanhou o avanço da demanda e apresentou um aumento inexpressivo de 3,2% no mesmo período. Desde 2010, nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no país.
O Brasil tem 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos, em 11 Estados mais o Distrito Federal.
Confira a entrevista com o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores
[VIDEO1]