Diante da expectativa de mais um desempenho fraco do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o mercado financeiro está apostando que o Banco Central (BC) vai seguir uma estratégia de aumento gradual dos juros básicos, de modo a controlar a inflação sem prejudicar ainda mais a atividade econômica. Com isso, a previsão dominante entre os analistas é que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve promover uma elevação de 0,25 ponto percentual na Selic na reunião que começa hoje e termina amanhã, o que levaria a taxa para 7,75% ao ano.
[SAIBAMAIS]Quando anunciar a decisão, no início da noite desta quarta-feira, o BC já terá todas as informações sobre o resultado do PIB no primeiro trimestre, que será divulgado de manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na semana passada, a autoridade monetária apontou uma alta de 1,05% do IBC-Br, indicador por meio do qual tenta captar a evolução da atividade econômica. Apesar do número robusto, que, se confirmado, seria compatível com um avanço superior a 4% do PIB no ano, o mercado mantém a avaliação de que, em 2013, a economia não terá crescimento tão acentuado.
A estimativa dos analistas é de que a economia está se enfraquecendo e, por isso, o PIB deve crescer apenas 2,93% em 2013, conforme ficou claro na edição de ontem do Boletim Focus, pesquisa em que o BC recolhe as previsões de mais de 100 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Na semana passada, por exemplo, a projeção era de 2,98%. Há um mês, acreditava-se em um avanço de 3%. Na avaliação do mercado, a alta do primeiro trimestre, captada no indicador do BC, teria sido um movimento ;fora da curva;, que não deve se repetir nos próximos meses.
[FOTO1]