Windhoek - O governo da Namíbia e o grupo brasileiro de energia HRT anunciaram nesta terça-feira (21/5) a descoberta inédita de petróleo na costa do país africano, porém não em volume comercial.
Referindo-se à descoberta em um poço de exploração na Bacia de Walvis, na costa central da Namíbia, sudoeste da África, a empresa HRT, com sede no Rio de Janeiro, informou que os indícios são promissores.
A empresa descobriu "duas rochas-mãe bem desenvolvidas" e "alguns reservatórios arenosos de estratificação fina que estão saturados de petróleo".
Os trabalhos começarão em 15 dias em um segundo local de exploração, 15 km mais a oeste, acrescentou a HRT. A descoberta, ainda que sem valor comercial, cria a esperança de que a Namíbia se torne o último país do sul da África a encontrar reservatórios de petróleo.
Angola, no norte, é o segundo maior produtor de petróleo da África, depois da Nigéria. A Namíbia atualmente não tem produção de petróleo, nem possui reservas comprovadas. No entanto, possui reservas de gás de 56,6 bilhões de metros cúbicos.
A HRT é uma de muitas companhias com concessões nas águas profundas do Atlântico na costa namíbia. A Petrobras e a espanhola Repsol também têm licenças de produção no país.