Jornal Correio Braziliense

Economia

São Paulo deve colher 327,8 milhões de caixas de laranja na safra 2013/2014

O estudo destaca que cerca de 16,2 milhões de caixas poderão ter perdas ou pouca expressão econômica. Entre os principais motivos para as perdas estão fatores econômicos, climáticos, fitossanitários e adubação inadequada

A produção de laranja no estado de São Paulo para a safra 2013/2014 deve chegar a 327,8 milhões de caixas de 40,8 quilos (kg) da fruta. Os números fazem parte do primeiro levantamento da colheita, divulgado nesta terça-feira (14/5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo destaca que cerca de 16,2 milhões de caixas poderão ter perdas ou pouca expressão econômica. Entre os principais motivos para as perdas estão fatores econômicos, climáticos, fitossanitários e adubação inadequada.

[SAIBAMAIS]De acordo com a pesquisa, as indústrias processadoras devem absorver 85% do total da produção, o que equivale a 279,1 milhões de caixas. O restante, 48,7 milhões, será destinado ao mercado in natura. A área ocupada de produtividade média é 660 caixas por hectare.



"A colheita mais intensa deve se dar nos meses de setembro a novembro, enquanto nos meses de maio a fevereiro do ano subsequente inicia a de variedades precoces, de meia-estação e variedades tardias", destaca a Conab no levantamento.

O estudo foi feito em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, unidade federativa que responde por 70% da produção nacional. Os dados incluem também a produção do Triângulo Mineiro, considerado o terceiro maior produtor do país. Na região, a produção deve atingir 11,9 milhões de caixas. As perdas são estimadas em 133 mil caixas.