Jornal Correio Braziliense

Economia

BC dos EUA estabelece prazo a bancos para apresentar testes de estresse

Apenas um dos 18 gigantes bancários não superou os padrões para medir sua capacidade de resistência a uma recessão de dois anos de duração

WASHINGTON - O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) estabeleceu um prazo aos 18 maiores bancos norte-americanos para a entrega dos resultados dos testes de estresse, realizados pelas instituições, anunciou nesta segunda-feira (13/5) o banco central em um comunicado.

"Os 18 maiores bancos devem enviar os resultados de seus testes de estresse internos de meados do ano ao Federal Reserve", no máximo até 5 de julho, afirmou o banco central em um comunicado.



O relatório dos resultados desses testes, realizados pelos bancos com base nos possíveis riscos que possam enfrentar, será publicado entre "15 e 30 de setembro", acrescentou o Fed. Esses testes, determinados pela lei de regulação financeira Dodd-Frank, não se baseiam nos mesmos critérios de medição que o Fed usa para se preparar ante futuros cenários de crise.

Segundo os resultados da última medição realizada, apenas um dos 18 gigantes bancários, o Ally Financial, não superou os padrões para medir sua capacidade de resistência a uma recessão de dois anos de duração. Esses testes exigem que, diante de uma crise, os bancos possam manter um nível de fundos próprios acima dos 5% regulamentares.