"Não sabemos ainda como foi o crescimento do setor de serviços. Então, não sabemos como foi o PIB, mas pelo que podemos verificar dos indicadores podemos ter um crescimento em relação ao trimestre passado", avaliou Mantega que, embora preveja crescimento da economia, tem evitado fazer projeções numéricas.
Para o ministro, o Brasil está em uma trajetória de crescimento gradual e, ao longo do ano, haverá um pouco mais de números positivos da indústria, além dos investimentos que deverão melhorar. "Deveremos terminar o ano com um crescimento melhor do que no ano passado", prevê. No ano passado, a economia brasileira cresceu apenas 0,9%.
Segundo o ministro, a trajetória de crescimento do país tem sido dificultada pelo cenário internacional. Ele lembrou que as economias avançadas estão paralisadas e muitas, em recessão, mas que o Brasil conseguiu criar as condições necessárias para o enfrentamento da crise.
"Temos um mercado interno mais forte. A massa salarial continua subindo, a inadimplência continua caindo e, portanto, nosso consumidor pode substituir o consumidor internacional. Estamos em uma trajetória de crescimento gradual na economia brasileira", destacou.