Jornal Correio Braziliense

Economia

Mecanismo de Estabilidade da UE já tem mais da metade do capital previsto

Luxemburgo - O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) já dispõe de mais da metade de seu capital previsto, depois da terceira rodada de contribuições feitas pelos países membros, anunciou nesta quarta-feira (1;/5) o MEDE em um comunicado.

"Como estava previsto, os 17 Estados membros da zona do euro transferiram a terceira parcela de aportes de capital ao MEDE em 30 de abril de 2013", indicou.

"A soma total de capital do MEDE já aportada subiu de cerca de 32 bilhões de euros para 48 bilhões. Os Estados membros devem transferir as duas parcelas restantes em outubro de 2013 e abril de 2014", acrescentou.



Ao final deste processo, "o MEDE terá um aporte de capital de 80 bilhões de euros, tornando-se com isso a instituição financeira internacional com o maior aporte de capital do mundo", estimou.

"Graças às contribuições de nossos Estados membros, o MEDE conta com uma estrutura de capital muito robusta", declarou Klaus Regling, diretor geral do MEDE.

"Em um ano, o MEDE terá atingido uma capacidade de empréstimo de 500 bilhões de euros. Já o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) financia os programas de ajuste para Grécia, Irlanda e Portugal que chegam a 192 bilhões de euros em promessas", acrescentou.

Quando o MEDE foi fundado, os 17 Estados membros da zona do euro chegaram a um acordo para conceder ao Mecanismo um capital total de 80 bilhões de euros em cinco parcelas de 16 bilhões.