Jornal Correio Braziliense

Economia

Sistema operacional Android reina e Windows cresce entre smartphones

O Japão foi o único país na pesquisa em que a Apple liderava, com uma parcela de mercado de 49,2% a 45,8% para o Android

Washington - O sistema operacional móvel Android do Google ampliou seu domínio no segmento dos smartphones nos Estados Unidos e em outros mercados importantes no começo de 2013, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira.

Segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel ComTech, o Android era utilizado em 49,3% dos smartphones vendidos no mercado norte-americano no primeiro trimestre, em comparação com 43,7% com o iOS da Apple, o sistema operacional do iPhone.

O Android aumentou assim sua vantagem em relação há um ano, quando superava a Apple por uma margem de 47,9% a 44,6%. Em outros mercados importantes, o Android foi ainda mais dominante: representou 93,5% dos smartphones na Espanha, 73,6% na Alemanha e 69,4% na China.

O Japão foi o único país na pesquisa em que a Apple liderava, com uma parcela de mercado de 49,2% a 45,8% para o Android.



Contudo, a pesquisa também mostrou crescimento em vários países para um relativo ;outsider;, o Windows Phone da Microsoft, depois da apresentação da plataforma atualizada no final de 2012.

Nos Estados Unidos, o Windows aumentou sua participação de 3,7% há um ano a 5,6%, disse Kantar. O Windows ficou com 10,9% das vendas de smartphones na Itália, 7,2% na França e 7,0% na Grã-Bretanha.

"À medida que iOS e Android continuam lutando para registrar a maior venda de sistemas operacionais para smartphones, vimos que o Windows cresceu de forma constante durante o ano passado e agora atingiu sua cifra mais alta de vendas até agora", disse a analista de Kantar, Mary-Ann Parlato. "A força do Windows parece ser a capacidade de atrair os primeiros compradores de smartphones, que tinham um telefone de características básicas", disse, acrescentando que isso significa que as perspectivas são positivas para o Windows, especialmente nos Estados Unidos. "Com mais da metade do mercado norte-americano ainda com um telefone de características básicas, é provável que muitos atualizem seus aparelhos durante o próximo ano, o que contribuirá para um maior crescimento da marca Windows", disse Parlato.