Jornal Correio Braziliense

Economia

Indústria automotiva deve aumentar capacidade produtiva em 25% até 2017

Executivo da General Motors vê no entanto que o maior desafio está na qualidade dos carros que serão produzidos e não apenas na quantidade.

São Paulo ; O novo presidente da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Júnior, anunciou nesta segunda-feira (22/4) que a indústria automotiva nacional deverá aumentar sua capacidade produtiva em cerca de 25% até 2017. A estimativa da entidade é que a capacidade de produção, que hoje é 4,5 milhões de veículos por ano, chegue a 5,6 milhões.

Yabiku, que é executivo da General Motors, e toma posse hoje à frente da entidade, vê no entanto que o maior desafio está na qualidade dos carros que serão produzidos e não apenas na quantidade. ;O nosso grande desafio é passarmos a produzir dentro de padrões internacionais, de produtividade e competitividade, com produtos de maior valor agregado, uma indústria mais inovadora, mais tecnológica e o fundamental, com uma indústria de autopeças forte;, disse em entrevista coletiva.

De acordo com o executivo, a Anfavea defende a criação de um programa de incentivo à indústria de autopeças, visando à produção de elementos tecnologicamente avançados, hoje importados. Todos os componentes eletrônicos avançados utilizados nos veículos atualmente, segundo Yabiku, vêm do exterior.



;Quando se fala em alternador de alta capacidade, não há fabricação aqui no Brasil. No entanto, para qualquer montadora para atingir o índice de eficiência energética do Inovar Auto [Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores] vai precisar colocar esse tipo de alternador;, destaca.

O novo presidente da Anfavea informou que pretende mais que dobrar, a médio prazo, a exportação de veículos, hoje em 420 mil unidades por ano. Em 2005, esse número era 900 unidades por ano. ;No próximos triênio o grande desafio nosso será a exportação. Estamos conversando com o governo e pretendemos lançar o exame de uma nova política automotiva voltada para a exportação. Quem sabe criar aqui o exportar auto, uma política voltada a comercialização de exportação. Devemos buscar o número de 1 milhão de veículos exportados por ano;.