Jornal Correio Braziliense

Economia

Aprovados em concurso fazem manifestação em frente à banco em Brasília

Eles fizeram concurso para escriturário do Banco do Brasil para preenchimento de cadastro reserva. Dos 2.588 aprovados, somente 294 foram chamados

Cerca de 30 pessoas fazem protesto em frente à uma agência bancária do Banco do Brasil localizada na quadra 504, da Asa Norte, em Brasília, nesta segunda-feira (22/4). O manifestantes fizeram o concurso de escriturário para preenchimento de cadastro reserva em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins.

De acordo com a Comissão Comissão dos Aprovados do Banco do Brasil 2012, criado para representar o grupo, a prova foi realizada no dia 25 de março de 2012. A homologação de 2.558 aprovados saiu no dia 7 de maio de 2012, mas somente 294 pessoas foram chamadas. Das 294, apenas 160 tomaram posse.



[SAIBAMAIS]O integrante da comissão, André Gustavo da Silva, pede transparência do Banco do Brasil. "O banco não tem mantido diálogo com o grupo", disse. "Nosso objetivo é batalhar para que ao menos metade dos 2.588 sejam convocados até o fim do concurso, marcado para abril de 2014".

Para o militar Felipe Firmino, 24 anos, o que o banco faz é uma falta de respeito. "Me dediquei bastante ao concurso e cheguei a abrir mão da minha família. O banco só quer lucrar", afirmou. Segundo a comissão, somente com o concurso, o Banco do Brasil arrecadou 21 milhões em 2012.

Essa é a segunda manifestação do grupo que pretende fazer mais uma na sexta-feira (26/4).