O DoJ destaca que o comprador tinha "capacidades de produção independentes e a propriedade" de várias marcas do mercado. "Com a fusão vai haver dois competidores, Modelo e AB Inbev", explicou Bill Bauer, assistente do procurador de concorrência.
Para o DoJ, o mercado de cerveja já está suficientemente concentrado, já a participação do Modelo é significativo, ao atuar como um contrapeso para a AB Inbev. "O projeto de acordo anunciado hoje criará um competidor da AB Inbev, independente, integrado e economicamente viável", acrescentou o funcionário.
Para Bauer, isso constitui uma "vitória" para os consumidores do mercado norte-americano, que move 80 bilhões por ano. "Se este acordo marca uma diferença de apenas 1% nos preços, os consumidores norte-americanos economizarão cerca de 1 bilhão por ano", destacou.
AB Inbev já tinha anunciado em meados de fevereiro que cederia os ativos da Constellation em um total de 4,75 bilhões de dólares.
O acordo entre AB Inbev e o DoJ ainda necessita da aprovação de um juiz, após o prazo de 60 dias para que possíveis opositores se manifestem sobre o acordo.