A Comissão de Defesa do Consumidor discutiu na tarde desta quarta-feira (10) as irregularidades cometidas pelas operadoras de planos de saúde contra os beneficiários. Dados Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam que só em 2012 foram registradas mais de 75 mil reclamações contra as operadoras do setor. Apesar de reconhecer as falhas nas fiscalizações, a reguladora garante que realizará ;monitoramentos mais rígidos; nas empresas do setor. Ao todo 48,7 milhões de brasileiros contrataram o serviço de assistência médica.
Entre as principais queixas dos consumidores estão os reajustes abusivos; negativa de cobertura; demora no atendimento e descredenciamento, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). É um desrespeito ao consumidor. É preciso que a ANS esteja ao lado do consumidor e não do setor privado;, destacou a advogada do IDEC Joana Cruz.
O presidente da ANS, André Longo garantiu que a reguladora tem feito o máximo de esforço para melhorar os serviços de assistência à saúde. ;Estamos monitorando as empresas de forma mais rígida devido ao aumento significativo nas queixas.;