Jornal Correio Braziliense

Economia

Para diminuir a conta do telefone, é preciso atenção ao horário da chamada

Em dias úteis, o melhor é ligar entre 23h59 e 6h, período em que incide a tarifa super-reduzida

O avanço da tecnologia facilita, cada vez mais, o contato com pessoas que moram longe. Apesar das redes sociais e dos e-mails serem usados diariamente por milhões de brasileiros, muitos ainda preferem o bom e velho telefone. Controlar os gastos para que, mesmo com as ligações interurbanas, a conta não extrapole o orçamento, no entanto, exige atenção. Pesquisa divulgada pela associação de consumidores Proteste mostra que a escolha certa do plano e da operadora usados, além da opção por horários com tarifas reduzidas, pode render economia de até 92% em chamadas de DDD.

Para evitar que os gastos com a conta do telefone pesem no bolso, os especialistas recomendam que o primeiro passo deve ser analisar o perfil de consumo: colocar no papel a frequência com que as ligações interurbanas são feitas, os horários e o tempo de duração das chamadas. Dessa forma, o consumidor poderá ver se é realmente necessário optar por um plano ou por um pacote fechado de minutos. ;Nem sempre essa é a melhor solução. Os planos só valem a pena se a pessoa utilizar mais de 300 minutos por mês;, explica a técnica da Proteste Natália Nascimento, responsável pelo estudo.

Segundo ela, a solução para diminuir os valores da conta de telefone é escolher horários em que o preço é mais baixo. Em dias úteis, o melhor é ligar entre 23h59 e 6h, período em que incide a tarifa super-reduzida. Das 6h às 7h e das 21h à meia-noite, o custo cobrado por minuto é menor, assim como nos sábados, nos domingos e nos feriados.

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