Berlim - O déficit orçamentário alemão se reduzirá no próximo ano a 6,4 bilhões de euros, disse uma fonte próxima ao governo, depois de os ministros concordarem com o projeto de orçamento para 2014.
O projeto, que só afeta o Estado, prevê gastos de 296,9 bilhões de euros. Com 6,4 bilhões de euros, o déficit será inferior aos 8,8 bilhões previstos para este ano. Em 2010, o déficit foi de cerca de 45 bilhões de euros, mas a boa saúde da economia e do mercado de trabalho contribuiu para a melhora.
O déficit foi de 22,5 bilhões de euros no ano passado, cerca de 6 bilhões a menos que o previsto. Isso permitiu ao governo alemão, que se transformou em um defensor da disciplina orçamentária, respeitar desde o ano passado sua "regra de ouro" fiscal.
O Estado federal deve reduzir seu déficit "estrutural", ou seja, sem elementos excepcionais, a menos de 0,35% do Produto Interno Bruto (PIB).
O déficit orçamentário só afeta o Estado. O déficit público, um dos critérios do Pacto de Estabilidade Europeu, compreende também os déficits regionais, das prefeituras e da Previdência Social.
O ministro das Finanças, Wolfgang Sch;uble, apresentará oficialmente na quarta-feira (13/3) os detalhes do projeto de orçamento de 2014, após sua adoção no conselho de ministros.