Jornal Correio Braziliense

Economia

Para desviar o foco do PIB, governo autoriza mais álcool na gasolina

A partir da 0h desta sexta-feira as bombas de combustíveis serão abastecidas com 25% de álcool anidro, por cada litro de gasolina

O governo publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (1;/3), uma medida que tenta tirar o foco do baixo resultado que o Produto Interno Bruto (PIB) terá no noticiário econômico do dia. De acordo com portaria publicada, o governo autorizou a ampliação do percentual de álcool anidro na mistura da gasolina. A partir da 0h de hoje, as bombas de combustíveis serão abastecidas com 25% de álcool anidro, por cada litro de gasolina.



A medida foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro. Especulava-se no mercado e no próprio governo que a elevação de 20% para 25% de álcool no derivado do petróleo somente seria aprovada pelo governo em abril, uma vez que ainda há pouco etanol disponível no mercado para dar conta desta maior demanda pelo álcool nas bombas. Entretanto, após publicar a medida nesta sexta-feira, o governo avalia que conseguirá desviar o foco das possíveis críticas que receberá caso o resultado do PIB venha de fato abaixo de 1%, como preveem os analistas no mercado financeiro e até mesmo técnicos da equipe econômica.