Jornal Correio Braziliense

Economia

Petróleo fecha em alta em Nova York a 92,76 dólares o barril

Na frente da demanda, o barril foi impulsionado por indicadores positivos da economia norte-americana como a alta das promessas de venda de imóveis e os pedidos de bens duráveis

Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em leve alta em Nova York nesta quarta-feira (27/2), após uma jornada volátil marcada pela publicação de um aumento das reservas de petróleo e pela estagnação da situação política na Itália.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em abril subiu 13 centavos a 92,76 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega em abril fechou com queda de 84 centavos a 111,92 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).



A cotação oscilou já que "as informações do dia foram díspares", segundo Michael Lynch, de StrategicEnergy and Economic Research.

As reservas de petróleo subiram 1,1 milhão de barris na semana encerrada no dia 22 de fevereiro a 377,5 milhões de barris, abaixo da projeção de 2,5 milhões de barris dos analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires.

Já as reservas de gasolina registraram uma queda de 1,9 milhão de barris, a 228,5 milhões de barris, uma queda mais forte que as previsões dos analistas de queda de 700 mil barris.

As reservas de produtos destilados subiram em 600 mil barris a 124,2 milhões de barris, enquanto os especialistas projetavam uma queda de 1,4 milhão de barris.

O mercado também se manteve cauteloso devido à situação política na Itália, onde as eleições do domingo não tiveream uma maioria que garanta a governabilidade.

Além disso, os operadores reduziram suas posições dois dias antes da entrada em vigor de uma série de cortes automáticos dos gastos, explicou Lynch.

Na frente da demanda, o barril foi impulsionado por indicadores positivos da economia norte-americana como a alta das promessas de venda de imóveis e os pedidos de bens duráveis.