Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fechou em alta: Dow Jones +0,84%, Nasdaq +0,43%

Nova York - A bolsa de Nova York fechou em alta esta terça-feira, após um dia volátil, impulsionado por indicadores positivos e pela confirmação do presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Reserva Federal, Ben Bernanke, que os Estados Unidos manterão uma política monetária flexível: o Dow Jones subiu 0,84% e o Nasdaq, 0,43%.

O Dow Jones Industrial Average subiu 115,96 pontos a 13.900,13 unidades, e o tecnológico Nasdaq 13,40 pontos, a 3.129,65 unidades.

O índice ampliado Standard and Poor;s 500 subiu 0,61% (%2b9,09 pontos), a 1.496,94 unidades.


Apesar da volatilidade do dia, devido à instabilidade política na Itália, os indicadores da bolsa de Nova York recuperaram terreno, após ter fechado na véspera com a pior queda do ano.

"As estatísticas econômicas foram boas e (o presidente do Fed, Ben) Bernanke reiterou a mensagem que sempre sustentou", de que manterá o rumo da política monetária para impulsar a economia, explicou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital.

"O fato de que pudéssemos nos dissociar das bolsas europeias é um bom sinal" para a fortaleza dos mercados de valores americanos, destacou Cardillo, em alusão ao fechamento no vermelho das praças europeias.

O presidente do banco central americano deu um impulso no mercado após um comparecimento de duas horas no Senado na qual instou aos representantes evitar que entre em vigor uma série de cortes dos gastos previstos para 1; de março.

"Estas declarações poderiam dar um impulso nas discussões" em Washington para fechar um acordo de último minuto sobre o tema antes da sexta-feira, afirmou Cardillo.

O mercado de obrigações fechou em alta. O rendimento do bônus do Tesouro com 10 anos caiu para 1,879% contra 1,895% da segunda-feira e o do papel a 30 anos, a 3,075% contra 3,090%.