A montadora BMW do Brasil anunciou, nesta sexta-feira (22/2), um recall para a substituição dos tubos de vácuo do servofreio e eventual substituição do servofreio de 671 veículos BMW X5 4.8i e X5 4.8i Security, fabricados entre maio de 2006 e março de 2010. O servofreio é um mecanismo que amplifica a força aplicada no pedal. Geralmente usa o vácuo gerado no coletor de admissão do veículo.
Em nota, a BMW informa que os consumidores que compraram os modelos, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos L091040 a LZ74035, devem procurar a fabricante para efetuar o reparo, em ação que deve ser iniciada a partir de 10 de março. A empresa informou que pode ocorrer ;entrada de óleo do motor no tubo de vácuo do servofreio, podendo contaminar a membrana de acionamento e causar vazamento no servofreio;. Além disso, há possibilidade de acidente em decorrência da necessidade do condutor de aplicação de força maior do que a esperada para a frenagem do veículo.
O Código de Defesa do Consumidor determina que é dever do fornecedor fazer o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Serviço
O consumidor que estiver com dúvidas pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 707 3578, de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas ou pelo site www.bmw.com.br.