Jornal Correio Braziliense

Economia

Lobão nega possibilidade de repasse mensal de custos de termelétricas

Ministro garante que reajuste feito pelas distribuidoras será feito anualmente

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (20/2) que a possibilidade de repassar mensalmente para os consumidores o custo da energia gerada por termelétricas é especulação. ;Reajuste anual é o que está estabelecido, repasse mensal são especulações que podem acontecer ou não, espero que não;, disse Lobão, ao chegar ao Itamaraty para participar da 6; Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.

Atualmente, o preço da energia é reajustado anualmente pelas distribuidoras, com determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nessa avaliação é levado em conta o uso de energia de usinas termelétricas, que são acionadas para dar garantia ao sistema quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo por falta de chuva. Segundo o ministro, a proposta de repasse mensal desse custo está sendo analisada. ;Analisamos todas as propostas, o que não significa que estejamos de acordo com elas.;



Lobão disse que a Aneel e o Ministério de Minas e Energia também estão avaliando o processo de renovação das distribuidoras, mas ele não quis adiantar se existe a possibilidade de recusar a renovação de algumas concessionárias. ;Estamos analisando isso conjuntamente, tem gente do ministério e da Aneel e não devo me adiantar;, completou.