Jornal Correio Braziliense

Economia

Presidente dos EUA faz apelo pela retomada do crescimento no país

Barack Obama convoca o Congresso a adotar medidas de rápida eficácia

Washington - O presidente americano, Barack Obama, convocou neste sábado o Congresso a tomar ações rápidas para fazer a economia crescer, criar postos de trabalho e converter seu país em um pólo industrial.

"Depois de perder postos de trabalho há mais de 10 anos, nossas empresas manufatureiras criaram 500.000 postos nos últimos três", disse Obama em seu programa semanal de rádio e internet.

"O que temos que fazer é simples. Precisamos acelerar esta tendência. Precisamos lançar centros industriais em todo o país que transformem regiões fortemente atingidas (pela crise econômica) em pólos mundiais focados em tecnologia e manufaturas".


No discurso do Estado da União pronunciado na terça-feira, o presidente pediu um investimento de 1 bilhão de dólares para estabelecer 15 "institutos de inovação manufatureira" ao redor do país em colaboração com as empresas.

Três destas instalações serão lançadas neste ano sob a autoridade do executivo.

Obama também reiterou sua ideia de aumentar o gasto em desenvolvimento de infraestruturas para estimular a economia e gerar empregos, e propôs destinar 40 bilhões de dólares para projetos urgentes, como a melhoria de 70 mil pontes em todo o país.

O presidente considerou, por sua vez, que o sistema tributário deve se tornar mais competitivo e gratificar as empresas que criarem postos de trabalho locais.