Agência France-Presse
postado em 15/02/2013 20:15
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam com forte queda nesta sexta-feira em Nova York, em um mercado com tendência vendedora para realização de lucros, antes do feriadão nos Estados Unidos e em um contexto de alta do dólar.O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em março caiu 1,45 dólares a 95,86 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
O petróleo anulou os ganhos acumulados na semana, após ter chegado na quarta-feira ao nível de 98,11 dólares o barril, em um mercado que reduzia suas posições antes do feriadão nos Estados Unidos.
Para Kyle Cooper, de Houston consultancy IAF Advisors, este parece ser "um movimento de realização de lucros mais que outra coisa".
Além disso, os temores sobre as perspectivas da demanda de petróleo também acentuaram a tendência de queda.
Nos Estados Unidos, apesar da publicação de um indicador da indústria relativamente positivo, os operadores estão preocupados com a leve queda da produção industrial em janeiro no país, frente a alta projetada pelos analistas.
"A produção industrial é um indicador que os operadores observam muito de perto. Quanto mais aumenta, mais a demanda de produtos petrolíferos sobe", explicou Andy Lebow, da Jefferies Bache.
Os temores sobre a economia da zona do euro, cuja recessão se agravou no quarto trimestre, reforçaramas preocupações sobre a demanda.
O mercado também se manteve cauteloso após o começo do encontro de dois dias do G20 em Moscou, que reúne os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais desse fórum de países desenvolvidos e emergentes, onde será abordada a questão de uma guerra cambial.